quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Mas afinal de contas, o que é dub?



Dub

O dub surgiu na Jamaica no final da década de 1960. Inicialmente era apenas uma forma de remix de músicas Reggae, nos quais se retirava grande parte dos vocais e se valorizava o baixo e a bateria. Muitas vezes também se incluía efeitos sonoros como tiros, sons de animais, sirenes de polícia, etc.
Hoje em dia o Dub é considerado um estilo musical, não mais apenas uma forma de remix.

Caracterização

O DUB é caracterizado por ser uma versão de músicas existentes, tipicamente enfatizada pelas batidas da bateria e as linhas arrojadas de baixo. As trilhas instrumentais são saturadas de efeitos processados (delay e reverb) aplicados a pedaços da letra e em algumas peças da percussão, enquanto os outros instrumentos passeiam entrando e saindo da mixagem, e algumas vezes do tempo da música. Uma outra característica do DUB é o baixo encorpado com tons bem graves. A música incorpora, além de efeitos processados, outros ruídos como cantar de pássaros, trovões e relâmpagos, fluxo de água, e algumas inserções de vocais externos; pode ser mixada ao vivo por DJs, aumentando o grau de detalhes sonoros.

Versões instrumentais

Essas versões são geralmente instrumentais, algumas vezes incluindo trechos de vocais da versão original. Freqüentemente essas faixas são usadas por Toasters (espécie de oradores) em rimas expressivas e de grande impacto com letras aliteradas, que são chamadas de remixes de DJs. Como oposto da terminologia hip-hop, no DUB quem comanda o microfone é chamado de DJ (também chamado de MC – Microfone Commander ou Master of Ceremony), enquanto quem escolhe as músicas e opera os toca-discos é o Seletor.

Economia

A maior razão da produção de várias versões é a economia: um produtor pode usar uma gravação própria para produzir inúmeras versões dentro de uma única sessão de estúdio. Essas versões são também uma oportunidade para exercitar o lado criativo do produtor e do engenheiro de som. Normalmente essas versões eram lançadas no lado B dos singles, enquanto o lado A era exclusivo para o lançamento de hits.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

1º Programa para ouvir e para download

Salve irmãos e irmãs essa é a primeira edição da RádioPodcast - MEDITAÇÃO SISTEMA DE SOM.
Muito roots,dub,reggae prá todos vocês!
Toda semana com novidades e temas interessantes para que possam
desfrutar com sabedoria nosso conteúdo.

Jah abençoe à todos que estão fortalecendo nosso corre!
Vocês fazem parte disso!
Por isso comentem, dê sugestões pois juntos construiremos um blog totalmente roots music, lá em meados de Mil Novecentos e Antigamente...rsrsrs

Nessa 1ª edição Ricardo(banana) vem com uma selecta roots70 original jamaica nice, confiram:

Baixe Aqui!

infos? babilonrecordings@hotmail.com

Jah Shaka




Shaka, para aqueles que conhecem sua história, é o nome do Africano Warrior "Rei dos Zulus". Para aqueles que conhecem os seus reggae é o nome do indiscutível rei do sistema de som. Seu aprendizado foi com Freddie Cloudburst durante a década de 1970 que começou o que se revelou ser o mais incrível viagem cultural em British reggae história. Desde o começo ele estava pregando como sistema de som, era o verdadeiro meio do povo, capaz de transmitir mensagens vitais incapazes de ser ouvida em qualquer outro lugar. Proporcionar mais de entretenimento para a hordas de semana revellers nunca entrou nela. Reggae som-sistema em termos Shakas significava algo totalmente diferente. Música tinha um papel a desempenhar na comunidade local, que poderia atuar como um professor, notícias transportadora, historiador e libertador dos oprimidos almas e sua dedicação em cumprir todos e mais destas funções sociais nunca oscilou. H.I.M. Shakas som foi construída em volta da consciência negra era, e foi criada como um veículo para promover as mensagens relacionadas com a luta negra. Após a sua fonte musical todo o caminho de volta à África, ele estabeleceu o Jah Shaka fundação para realizar projetos com assistência na Jamaica, Etiópia e Gana, onde a fundação adquiriu sete hectares de terra em Agri, trinta milhas fora de Acra. Tem também conseguiu distribuir suprimentos médicos, cadeiras de rodas, biblioteca, carpintaria ferramentas de desenho materiais (e naturalmente registros) para clínicas, escolas e estações de rádio na área Acra importante estabelecer laços com as comunidades locais, e continua o seu trabalho ...